Como a Terapia Ortomolecular pode Melhorar sua Qualidade de Vida

A primeira vez que se ouviu o termo tratamento ortomolecular foi por meio do químico quântico, bioquímico e biólogo molecular Linus Carl Pauling, vencedor de dois prêmios Nobel, considerado um dos principais químicos do século 20. Devido ao resultado de um de seus estudos, Pauling preconizou a ideia do uso da suplementação de diversas substâncias que são necessárias para a vida, e para combater e prevenir as doenças.

Em linhas bem gerais é isso que o tratamento ortomolecular faz: a partir de uma avaliação dos nutrientes do corpo, fazemos a orientação de uma suplementação de substâncias para trazer equilíbrio ao organismo.

Ortomolecular significa exatamente a fusão das palavras orto (correto) + molécula (advindo da molécula) que juntas significam “as moléculas certas nas quantidades certas”. Basicamente, o tratamento ortomolecular cuida da saúde das células.

Ao regularizar funções metabólicas e hormonais, o tratamento ortomolecular vai trazer inúmeros benefícios à saúde, mas também ao bem-estar e até para a estética, por meio da atuação progressiva em 4 áreas: nutrição, ativos ortomoleculares para regeneração celular, técnicas de gerenciamento de estresse e atividades físicas.

Esse cuidado com o paciente em várias áreas é porque no tratamento ortomolecular para que haja saúde verdadeira, o corpo, mente e o espírito precisam estar alinhados e equilibrados.

Por isso, atualmente é possível utilizar essa abordagem para tratar diversas doenças.

Benefícios do tratamento ortomolecular

Quem se submete ao tratamento ortomolecular vivencia inúmeros benefícios para a sua qualidade de vida:

Atua no combate ao excesso de radicais livres, Promovendo a desintoxicação do organismo, purificando o corpo, limpando as artérias,e aumentando a vitalidade. Aumenta a imunidade, Estimula o cérebro, o que contribui com a memória, concentração e atenção, previne, trata e cura de diversas doenças.

Quais condições podem ser tratadas com essa abordagem?

Existem inúmeras condições de saúde que podem ser tratadas, como:

  • Diabetes;
  • Fibromialgia;
  • Dores em geral;
  • Doenças respiratórias;
  • Alergias;
  • Distúrbios cardiovasculares;
  • Doenças autoimunes (artrite reumatoide, por exemplo);
  • Condições osteoarticulares;
  • Problemas neurológicos, etc;
  • Em relação à parte estética, atua na gordura localizada, emagrecimento, prevenção do envelhecimento, estrias, acne, dermatites, queda e beleza dos cabelos, etc.

Como funciona o tratamento?

O tratamento ortomolecular observa a complexidade do ser humano como um todo, tanto do ponto de vista físico e estrutural, quanto bioquímica e emocionalmente. Outro conceito básico do tratamento ortomolecular é que fatores hereditários também podem afetar mais a saúde de um paciente do que apenas as suas características físicas, porque as configurações bioquímicas também são hereditárias. Assim, para cada objetivo do paciente, seja o tratamento de uma doença ou para solucionar questões emocionais ou estéticas, como um processo de emagrecimento, todas essas facetas de um ser humano precisam ser analisadas de forma individual.

Como ocorre a suplementação no tratamento?

A partir de uma consulta, com uma anamnese profunda, e a realização de alguns exames, é possível identificar onde há deficiências nutricionais e de funcionamento celular no corpo do paciente, para uma correta prescrição.

Compartilhar: